No 3º ano seguido de Série A, Ceará forma time acostumado a vencer

Por Paulo Sergio 12/01/2020 - 08:56 hs

Que o Ceará mudou a forma de fazer futebol para 2020, ninguém duvida. Muito mais agressivo no mercado, o Alvinegro contratou dez reforços e segue ainda em busca de outros nomes para reforçar o elenco. O que fica claro até agora é que o perfil que o Vovô tem buscado para esta temporada mudou. Para o ano que se inicia, o Ceará aposta que jogadores vitoriosos e com perfil de liderança serão capazes de reconduzir o time ao caminho dos títulos após duas temporadas de maus resultados.

Dos novos contratados, três nomes se destacam ainda mais por tais características. O goleiro Fernando Prass, o zagueiro Tiago Pagnussat e, sobretudo, o atacante Rafael Sóbis, possuem galeria de títulos robusta no currículo e chegam com status de líderes para o elenco que se forma.


Apego por troféus

O peso dos títulos e do nome, por óbvio, garantem a Sóbis papel de destaque ainda maior. A expectativa é que, por sua comprovada qualidade, ele possa exercer liderança técnica no setor que o Ceará mais sofreu no último ano, contribuindo especialmente com gols e assistências, além de exercer protagonismo nos momentos que o time precisar de alguém experiente e que chame a responsabilidade. Sóbis já fez isso em muitas outras oportunidades e também já foi capitão de diversas equipes, trazendo consigo um espírito de liderança nato.

Tiago Pagnussat também exerceu liderança nos times que passou, com destaque para o Bahia, onde teve maior sequência recente, com mais de 120 jogos, e foi capitão na maior parte dos três anos que esteve no clube. A característica foi importante para a sua contratação, tendo em vista que ele chega para substituir Tiago Alves, que não teve o contrato renovado, apesar de ser uma das principais vozes entre os jogadores.

"A ideia nossa desde o início é ter um grupo comprometido com o Ceará. Já temos nosso objetivo de conquistas, então o elenco tem que ser comprometido. Competitivo, mas que, principalmente, seja comprometido. Com o clube, torcida...E a gente vai cobrar muito esse comprometimento", destacou o executivo de Futebol, Jorge Macêdo.

Velhos conhecidos

Além de jogadores experientes, vitoriosos e com característica de liderança, o Vovô aposta também em jogadores que já se conhecem. O zagueiro Klaus, o volante Charles e o atacante Rafael Sóbis chegaram a jogar juntos no Inter; os laterais Eduardo e Bruno Pacheco estavam na Chapecoense; Tiago Pagnussat, Vinícius e Rogério já foram parceiros no Bahia. Tais conexões facilitam na adaptação de todos eles e também no entrosamento ao novo clube.

Além disso, todos os contratados já possuem experiência na Série A do Campeonato Brasileiro. Se em outros anos o Ceará chegou à elite do futebol nacional sem tantos jogadores com vivência na competição, para esta temporada, terá um grupo de atletas bem mais "cascudo"a e acostumado com o campeonato.

Diferente dos últimos dois anos, quando o Vovô tinha elenco com jogadores ainda iniciantes na Série A do Brasileiro, neste ano, o Alvinegro mudou de estratégia e trouxe atletas acostumados a grandes jogos.

DN